A Casa de Carpo
A Casa de Carpo…
Na Segunda Carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 4, o apóstolo Paulo faz uma série de considerações finais e alguns pedidos a seu “amado filho” na fé (1Tm 1:2).
Especificamente, no versículo 13, ele pede que Timóteo leve sua capa, livros e pergaminhos que o apóstolo deixara na casa de um amigo chamado Carpo.
A Bíblia pouco fala sobre esse homem que guardou durante um tempo bens que o Apóstolo Paulo tinha para si como preciosos, uma vez que mesmo na prisão ele solicitou ao seu discípulo que levasse de volta seus pertences.
As informações bíblicas que temos é que Carpo residia em Trôade e provavelmente Paulo ficou hospedado lá nas vezes em que esteve na cidade. Na primeira ele teve uma visão de noite em que um homem o chamou para a Macedônia ( At 16:8-11), na segunda, em que ele pretendia pregar o Evangelho ali pois a porta estava aberta, ele viajou logo para a Macedônia porque estava aflito para encontrar o irmão Tito (2 Coríntios 2:12-13).
Desta vez Paulo ficou em Trôade por sete dias, talvez na casa de Carpo (2 Timóteo 4:13).
Segundo algumas tradições cristãs orientais Carpo pertencia ao grupo dos setenta e dois discípulos, enviados por Jesus em Lucas 10:1-24.
Apesar de serem apenas teorias, o que sabemos sobre Carpo é que podemos ter a certeza de que ele guardou os bens materiais mais preciosos de Paulo. Seus livros e pergaminhos.
Se há algo que podemos trazer da Casa de Carpo para nossas vidas são os livros e pergaminhos que os homens de Deus nos deixam como herança, para crescimento na Graça e no Conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Espero que você, amigo leitor, seja muito bem vindo à Casa de Carpo e leve consigo o máximo de conhecimento que puder adquirir de nós. Deus te abençoe e lembre-se: Quando partir para a Macedônia, não esqueça seus livros e pergaminhos, eles serão úteis para o seu próximo e para o crescimento do Reino de Deus.
Deus te abençoe!